quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Dia Internacional da Animação

Em 28 de outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grévin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2009, o Dia Internacional da Animação está sendo realizado em mais de 30 países.

Rio Branco recebeu pelo segundo ano consecutivo a mostra oficial de filmes de animação, com um pacote que envolve curtas-metragens nacionais e internacionais comemorando o Dia Internacional da Animação, que foi dia 28 de Outubro. Este ano, a mostra contou com a exibição de curtas-metragens dos realizadores acreanos Ítalo Rocha e Marcelo Zuza, que apresentaram alguns de seu trabalhos. A sessão aconteceu no Cine + Cultura, no Teatro Hélio Melo.
Xapuri também participou da Mostra Oficial que foi exibida simultaneamente em todas as cidades participantes do evento.

No Brasil, o Dia Internacional da Animação é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA. Essa é a 6ª edição do evento no Brasil, com a participação de mais de 400 cidades brasileiras.

Algumas das animações que foram exibidas na mostra de Rio Branco:

O Segundo ponto da animação


Caboquinho da mata


Empate


Dossie Re Bordosa


O Anão que Virou Gigante


A Princesa e o Violinista


No mais, nada mais.

Um comentário:

Italo Rocha disse...

Pena que perdi a mostra com as nossas animações ):